9 de nov. de 2013

SENHORES CRÍTICOS AMIGOS.

A cada derrota, ou pífia conquista de qualquer de nossas Entidades, ou de todas têm trazido inúmeras críticas e palavras desgastantes por parte de várias carreiras.
Isso é o que o outro lado quer.
A cada derrota, a cada enganação, por culpa de sua Entidade ou não, deve trazer muito, mas muito, mas muito mais apoio da base a essas Entidades, para que o outro lado veja que a derrota nos fortalece. E perca a vontade e força de nos afrontar.
A cada derrota, não pode haver acusações, implicâncias, avacalhações e muito menos desabafos. Por quê?! Porque isso mostra ao outro lado, como é fácil nos derrotar: é só prometer, não cumprir, e não deixar alternativa para as Entidades no momento H que todos os representados se revoltam. Mas não se revoltam contra quem tem a chave do cofre. Praticam abertamente o "fogo amigo".
A cada derrota, um novo tsunami de elogios e frases de apoio deveriam vir abertamente, em abundância a todas as Entidades Sindicais, mostrando efeito contrário ao outro lado.
Essa prática do desabafo desmedido, descontrolado, abertamente fez com que entidades sérias criassem ambientes como o DELPOL-PC. Para evitar que aqueles que NÃO SÃO DELEGADOS DE POLÍCIA tenham acesso a informações e situações ali discutidas, lapidadas e postas em prática. Ali naquele ambiente você sabe que o outro lado É um Delegado.
O SIPOL está criando para o início do ano o ambiente virtual denominado SIPOL-PC e posteriormente FEIPOL-PC que dará acesso exclusivo a seus filiados. E o anonimato será proibido. Até porque os assuntos ali tratados são apenas para Policiais Civis, sem assessorias a nenhum parlamentar, sem jornalismo, e sem partidarismo político.
Um ambiente para tratar abertamente de nossas reivindicações, opiniões, estratégias, conselhos, advertências sobre modo de agirmos e de reivindicarmos.
Permitiremos vídeos gravados pelos interessados, artigos, desenvolvimentos de planos e estratégias para objetivos apresentados.
Verdadeiro ambiente selecionado de alto nível estratégico e de planejamento. E esperamos uma incubadora de novos líderes, jovens, talentosos e competentes, que poderão, contando com todo nosso apoio e da FEIPOL, alçar vôos interessantíssimos no campo sindical e político.

Fábio Morrone - Presidente do SIPOL.

8 de nov. de 2013

Filiar-se ao SIPOL: somente Policiais Civis da Região do DEINTER-8.

Sugerimos aos amigos filiarem-se nas Entidades ligadas com a FEIPOL. A mais correta forma de encontrarmos unidade e representatividade. Recebemos centenas de pedidos de filiação no SIPOL de colegas de todo o Estado. Mas devem fortalecer suas cidades. Visitem www.feipolse.org.br  e entendam a seriedade do trabalho unificado com eco nacional. Esta tem sido a melhor forma de nos fazer representar. A luta Senhores, mal começou. 
FEIPOL: não se trata de jornal nem de cantinho de lazer.

7 de nov. de 2013

OPERAÇÃO "UNUS"

Durante todo o dia de hoje (07/11), policiais civis estiverem empenhados em uma operação policial, denominada UNUS, com referência a um brocardo latino que significa “unidade”, “único”. As equipes de policiais foram subdivididas estrategicamente após planejamento realizado pelos Centros de Inteligência Policial, cuja finalidade foi a manutenção dos índices de criminalidade em patamares aceitáveis, transmitindo maior sensação de segurança para a população. 

O foco principal foi o combate ao tráfico de drogas, repressão a crimes patrimoniais, veículos irregulares no aspecto de Polícia Judiciária, jogos de azar, contrabando e descaminho, além de vistoria em desmanches. O resultado foi positivo, com o cumprimento de 32 mandados de busca e apreensão, apreensão de 3 adolescentes, 36 mandados de prisão cumpridos, dentre os quais 25 relacionados a mandados criminais e 11 mandados cíveis. Foram elaborados 4 flagrantes, 6 termos circunstanciados e encarceradas 45 pessoas. No tocante aos flagrantes, 2 estão relacionados a tráfico de entorpecente e 2 a porte ilegal de arma de fogo. Restaram apreendidos 12,36 gr de drogas, sendo 9,46 gr de maconha e 2,90 gr de cocaína, além de 10.634 objetos de origem ilícita. Ainda durante a operação chegou-se a autoria de 8 crimes praticados contra o patrimônio. Participaram da operação 252 Policiais Civis dos 54 municípios que compõe a área do Deinter 8. Após o término dos trabalhos de Polícia Judiciária, os presos foram encaminhados para as Unidades Prisionais da região.

PUBLICADO ADITAMENTO AO PLC 44/13.

MENSAGEM A-Nº 198/2013,

DO SENHOR GOVERNADOR DO ESTADO

São Paulo, 6 de novembro de 2013

Senhor Presidente

Em aditamento à Mensagem A-nº 173, de 10 de outubro

último, pela qual encaminhei a essa nobre Assembleia o

Projeto de lei complementar que recebeu o nº 44, de 2013, venho solici-

tar a Vossa Excelência que nele sejam procedidas as

alterações constantes do Anexo.

Reitero a Vossa Excelência protestos de elevada conside-

ração.

Geraldo Alckmin

GOVERNADOR DO ESTADO

A Sua Excelência o Senhor Deputado Samuel Moreira, Pre-

sidente da Assembleia Legislativa do Estado.

ANEXO

ALTERAÇÃO AO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR

Nº 44, DE 2013

- Dê-se ao inciso I do artigo 1º a redação que se segue:

ANEXO I

a que se refere o inciso I do artigo 1º

da Lei Complementar nº, de de de 2013

CARGOS PERMANENTES

ESCRIVÃO DE POLÍCIA DE 3ª CLASSE I 1.639,10

ESCRIVÃO DE POLÍCIA DE 2ª CLASSE II 1.811,21

ESCRIVÃO DE POLÍCIA DE 1ª CLASSE III 2.001,39

ESCRIVÃO DE POLÍCIA DE CLASSE ESPECIAL IV 2.211,53

INVESTIGADOR DE POLÍCIA DE 3ª CLASSE I 1.639,10

INVESTIGADOR DE POLÍCIA DE 2ª CLASSE II 1.811,21

INVESTIGADOR DE POLÍCIA DE 1ª CLASSE III 2.001,39

INVESTIGADOR DE POLÍCIA DE CLASSE ESPECIAL IV

2.211,53

ANEXO II

a que se refere o inciso II do artigo 1º

da Lei Complementar nº, de de de 2013

DENOMINAÇÃO DO CARGO PADRÃO VALOR R$

ESCRIVÃO DE POLÍCIA DE 3ª CLASSE I 1.698,11

ESCRIVÃO DE POLÍCIA DE 2ª CLASSE II 1.876,41

ESCRIVÃO DE POLÍCIA DE 1ª CLASSE III 2.073,44

ESCRIVÃO DE POLÍCIA DE CLASSE ESPECIAL IV 2.291,15

INVESTIGADOR DE POLÍCIA DE 3ª CLASSE I 1.698,11

INVESTIGADOR DE POLÍCIA DE 2ª CLASSE II 1.876,41

INVESTIGADOR DE POLÍCIA DE 1ª CLASSE III 2.073,44

INVESTIGADOR DE POLÍCIA DE CLASSE ESPECIAL IV

2.291,15


I - a partir do primeiro dia do mês subsequente ao da publicação desta lei complementar, na conformidade do Anexo I desta lei complementar;”








CARTA ABERTA AOS JOVENS INVESTIGADORES E ESCRIVÃES DE POLÍCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO.

Estou velho para os novatos. Antigo na Polícia. Insatisfeito com a remuneração. E comecei na luta sindical tarde demais. Apenas 5 meses atrás, pouco mais, pouco menos. Antes disso eu era filiado sem ocupar nenhum cargo em nenhuma "chapa".
O SIPOL não tem nem mesmo 300 filiados ao todo. É isso mesmo, na verdade pouco mais de 250. Em uma Região com cerca de 800 Policiais Civis de todas as carreiras, incluindo IC e IML. E pior. Geograficamente dista 600 quilômetros da Capital do Estado de São Paulo.
Mas observem só como dá pra chamar a atenção de um monte de gente. Bem ou mal.
Prestem atenção em tudo que pode ser feito, desfeito, articulado, manipulado, trabalhado, movimentado, discutido, agradando ou não.
Apenas 5 meses.
Hoje, após quase 30 anos na Polícia Civil vendo os mais jovens entrarem e serem beneficiados com a extinção da SEXTA, QUINTA, QUARTA Classes a nova tabela trouxe uma mísera correção. Hoje os jovens ingressam na Polícia recebendo o salário base de TERCEIRA classe. Muitos lutaram 15 anos para que isso acontecesse. E a grande maioria ainda está na SEGUNDA classe após 20 e tantos anos. E a diferença do salário base da TERCEIRA para a SEGUNDA classe ainda é de apenas 8,5%. Com a nova tabela a diferença subirá para 10,5% após aprovada, sancionada e publicada. UMA MERRECA NA VERDADE. Mas já é um distanciamento. E não se trata de um BENEFÍCIO PARA OS MAIS VELHOS, é só uma ínfima recuperação de seus direitos, até porque todo mundo que pretende seguir carreira na Polícia Civil um dia vai ficar mais velho. Então, o benefício é para todos. Seria benefício para poucos, se fosse dado apenas aos mais jovens. Porque ninguém fica mais jovem. Só mais velho. Acreditem. É verdade.
Já houve concurso para Investigadores e Escrivães de Polícia com Nível Universitário.
Essa moçada, culta, inteligente e altamente preparada DEVE começar a se mobilizar para tomar o nosso lugar. O lugar da velharada.
Não somos nós que deveríamos estar aqui na ponta das Entidades. São vocês jovens.
Alguém disse que muitos dos mais velhos não têm nível universitário. Embora isso seja uma falácia, a verdade é que os que entram, TODOS têm nível universitário. E isso é fantástico.
Pois a nossa maior conquista pelo N.U. não é e nem deve ser encarada como salarial. A nossa maior conquista com a Lei do Nível Universitário é o momento de construir seguimentos classistas fortes, intelectualizados, éticos e capazes, e principalmente JOVENS.
O que irá mudar o padrão de nossos vencimentos será a mudança de nosso comportamento profissional e classista.
Portanto, jovens Investigadores e Escrivães. Mesmo os CONCURSANDOS, prestem muita atenção: FILIEM-SE AOS SEUS SINDICATOS. Ganhem TEMPO COMO FILIADOS para poderem formar "CHAPAS" e concorrerem à Direção dessas Entidades.
Vão até o Cartório onde o Estatuto de suas Entidades está registrado, e extraiam cópias.
Estudem esses Estatutos e a legislação pertinente, a fundo.
Se preparem buscando informações, colhendo dados, articulando politicamente, integrando-se ao círculo dos Deputados de suas cidades.
Candidatem-se a vereadores nas cidades pequenas. Mostrem-se.
TERÃO TODO NOSSO APOIO.
Lembrem-se: tempo de filiação é sempre requisito básico. Filiem-se agora.
Conheço pessoalmente a Doutora Marilda Panzonato que, para quem não sabe, é Delegada de Polícia de TERCEIRA Classe. É jovem Policial. Mas transita meus amigos, por TODA a Assembléia Legislativa, não por filiação partidária, mas por TRABALHO.
Se os Delegados conseguiram bons benefícios foi graças a essa articulação que não surge da noite para o dia. Um Presidente de Entidade Classista tem que visitar a Assembléia toda semana. Tem que visitar o Palácio dos Bandeirantes sempre que possível. Tem que se relacionar muito bem com o Delegado Geral e o Conselho. Saber separar, portanto, a luta classista de amizade pessoal. Embora uma coisa não dispense a outra.
Um representante não deve fazer isso para ser amigo dos ocupantes desses lugares. Mas, para ter TRÂNSITO. Ter "portas abertas". E dentro de nossa casa até amizade.
Eu nunca havia estado antes em um Colégio de Líderes. Mas pude ter a percepção de ali estavam Deputados que representavam interesses variados, de acordo com suas bases. Por exemplo:
- estudantes;
- banqueiros;
- operários;
- industriais;
-comerciantes;
- religiões, etc.
Pessoas que necessariamente, embora tenham conhecimento político, podem sequer saber o que realmente é ou faz uma Polícia Civil, na prática, no dia a dia.. E se você vai lá e se apresenta mal, a impressão continua mal ou se torna má. Ou piora.
E se você vai lá e se apresenta bem, também pode continuar tudo na mesma m..., mas há uma chance maior de melhorar.
Então senhores, este texto nem de longe é uma crítica. É na verdade um CONVITE.
Um CONVITE A ASSUMIREM A LUTA SINDICAL. A se politizarem além do teclado. A, ao invés de discutir acaloradamente no barzinho da esquina, ou dentro da unidade com o público ouvindo e vendo a cena, a fazerem-no a portas fechadas, com inteligência. E principalmente se preparando para mudar a cara, o conceito e o comportamento de todas nossas Entidades Classistas, ASSUMINDO-AS e UNIFICANDO-AS.
Não tenham nenhum receio. Nada é eterno. Nem ninguém.
Se precisarem de ajuda não exitem. Escrevam ou liguem.
Fábio Morrone - PRESIDENTE DO SIPOL PRUDENTE.

6 de nov. de 2013

Sim, a tabela traz valores menores. Mas...

Há muito tempo havia o comportamento governamental de atribuir as maiores porcentagens aos iniciantes nas carreiras Policiais Civis.
Sempre que uma classe ou outra era extinta, os iniciantes e os mais novos galgavam novas classes automaticamente e com isso tinham uma implementação salarial superior.
Após alguns anos o próprio Policial Civil que fora um dia iniciante na Carreira, ao ser promovido percebia que não varia diferença de faixa salarial entre as classes.
Esse desgaste financeiro vinha provocando o "achatamento das classes", motivo pelo qual a tabela sofreu uma correção na atribuição dos valores em que os mais antigos e nas classes superiores receberão um percentual maior do que os mais jovens e iniciantes.
Esse ponto das tratativas embora pareça injusto é extremamente salutar em face de promover o distanciamento entre as classes. Fator que vai ser sentido pelos iniciantes no decorrer da carreira.
Isso se explica facilmente: há milhares de Policiais Civis com mais de 20 anos de trabalho na carreira, que um dia entraram na SEXTA CLASSE, foram promovidos para QUINTA, QUARTA, TERCEIRA e hoje são SEGUNDA CLASSE. Os iniciantes já entram na TERCEIRA CLASSE com salário base até então 8,5% menor, apenas.
Assim um Policial Civil que deu o sangue por 15, 20, 25 anos recebe 8,5% a mais do que o Policial Civil que acabou de entrar na Carreira (embora saibamos que é um salário muito baixo pelas qualificações exigidas e pelo trabalho desempenhado com todas suas complicações).
Que incentivo tem um jovem em entrar na Carreira hoje sabendo que daqui a 20 anos receberá míseros 8,5% a mais?!
Então são essas as únicas diferenças entre a nova tabela e a anterior:
1 - inversão da pirâmide de atribuição de porcentagens (maior índice para a Classe Especial e assim por diante);  esse item causou uma diminuição dos valores da terceira classe;
2 - recuperação da distância de Classes que era de 8,5% para 10,5%.
NÃO ESTAMOS DIZENDO SOB NENHUMA HIPÓTESE QUE ESTAMOS CONTENTES COM ESSES VALORES. E a FEIPOL deixou isso muito claro para a Secretária Adjunta do Planejamento, Senhora Sibele Franzese: "o Governo não deve esperar que a categoria entenda esse posicionamento, muito menos que deixem de entender que o Governador não cumpriu o que anunciou publicamente à imprensa e no próprio Portal do Estado de São Paulo. Poderá haver irreparável perda de credibilidade.
DEIXAMOS BEM CLARO QUE: O Governo em nenhum momento chamou as Entidades de Classe dos OPERACIONAIS para participar das reuniões onde esses valores foram definidos. Mas sabemos que os Delegados foram chamados. A FEIPOL cobrou veementemente uma mudança de comportamento do Governo nesse aspecto, pois ficou claro que quem deve defender o interesse de cada Carreira são as suas Entidades de Classe, e não os seus Chefes que, ao invés de receberem como os Investigadores de terceira classe R$10,00 de Nível Universitário, receberam R$ 1.200,00 de Carreira Jurídica.
Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Carreira Jurídica é uma coisa, e Nível Universitário é outra. Mas essa outra não pode ser, no mesmo momento, tão brutalmente diferente.
Que dirão os cargos de Agentes, Carcereiros, Operadores de Telecomunicações, Papiloscopistas e Auxiliares de Papiloscopistas.
ESTAMOS SIM CONFIANTES NA REESTRUTURAÇÃO. Mas o momento do Nível Universitário é agora. E por isso tanta luta focada nessas duas Carreiras.
Senhores (as) ainda que sujeito à críticas, quero dizer que NÃO DEVEMOS FAZER COMPARAÇÕES COM OUTROS ÓRGÃOS DO GOVERNO, NEM PEDIR O QUE RECEBEM OU DEIXAM DE RECEBER. Pedir o que eles receberam seria pedir de volta o atrelamento. Se quisermos realmente que esse desatrelamento funcione para nos reestruturarmos, devemos voar com as próprias asas com alguma paciência.
Maiores informações no decorrer do dia.

5 de nov. de 2013

TERMINOU A REUNIÃO NO PALÁCIO

16:00 - ainda nenhuma novidade;
16:30 - o Presidente da FEIPOL, Senhor Aparecido, está demonstrando a insatisfação da classe em face das novas tabelas apresentadas, que não refletem o anúncio do Senhor Governador. 
18:25 - terminou a Reunião.
18:39 - A reunião transcorreu em clima nada bom. O resultado foi completamente insatisfatório.
Embora nova tabela tenha sido confeccionada, não agradou em nada as Entidades de Classe. O Presidente da FEIPOL, Senhor Aparecido Lima de Carvalho, foi contundente em dizer que o Governo não deve esperar contentamento de absolutamente ninguém, visto que o anunciado pelo Governador PUBLICAMENTE não está sendo cumprido. 
Na reunião o Governo deixou claro que a tabela apresentada é a que vai ser enviada para a Assembléia Legislativa e que não aceita injetar mais dinheiro nessa questão.
Por tal não há mais motivo para manter em sigilo a tal tabela apresentada ontem. Clique na tabela abaixo e confira os valores que deverão prevalecer.
ATENÇÃO - A TABELA ABAIXO SOFREU ALTERAÇÕES NA SUA PUBLICAÇÃO EM 07/11/2013 - Fábio Morrone.
WWW.SIPOL.COM.BR 

Fábio Morrone - Presidente do SIPOL PRUDENTE.


Para descontrair: enquanto a reunião não começa no Palácio dos Bandeirantes.
Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=dqHovSPUnas
Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=bOoY7RDRaU0
Parte 3 - http://www.youtube.com/watch?v=ad3vrsn39TU
Parte 4 - http://www.youtube.com/watch?v=BiA0mkTQdBs
Excelentíssimo Delegado Geral de Polícia do Estado de São Paulo.
Salutar, nobre, eficaz e de altíssimo nível gerencial a condução de uma reunião com a presença das mais importantes representações de Classe da Polícia Civil do Estado de São Paulo, no que concerne às Carreiras de Investigador e Escrivão de Polícia. A escolha dessas três Presidências vem de encontro aos anseios mais nobres daqueles interessados em ver-se representados por uma única Entidade, em tom uníssono, e de alta performance em planejamento e gestão das reivindicações.
Vossa Excelência reuniu dezenas de milhares de Policiais Civis em uma única mesa, à frente de homens responsáveis, interessados, e capazes.
Fábio Morrone - SIPOL PRUDENTE.

4 de nov. de 2013

REUNIÃO DA FEIPOL COM O DELEGADO GERAL DE POLÍCIA

O Excelentíssimo Delegado Geral de Polícia convocou o Presidente da FEIPOL, Senhor Aparecido, da AIPESP, Senhor Bailone, e da AEPESP, Senhor Horácio, para uma reunião excepcional na data de hoje às 14h00min.
Na reunião o Doutor Blazeck apresentou novas planilhas elaboradas pela Secretaria de Planejamento do Governo, após terem sido ouvidas as Entidades de Classe no dia 24 no Palácio dos Bandeirantes.
Os valores constantes na nova planilha são superiores aos valores apresentados inicialmente no PLC 44/13, porém, nem sequer se aproximam dos valores ANUNCIADOS PELO EXCELENTÍSSIMO SENHOR GOVERNADOR.
Devido ao descontentamento do Presidente da FEIPOL foi marcada uma NOVA REUNIÃO AMANHÃ no PALÁCIO DOS BANDEIRANTES com a Secretaria de Planejamento para expor a permanência da insatisfação das classes, ainda que com as tabelas reformuladas para um pouco a mais.
A FEIPOL e as classes (Investigadores e Escrivães) não esperam nada menos do que o anunciado por Sua Excelência o Governador em público e no Portal do Governo.
Os valores constantes nas tabelas não serão divulgados em virtude de não serem ainda definitivos e de não suprirem os anseios das categorias. Até porque, nem sequer representam o anunciado oficialmente.
Estando a FEIPOL, portanto, em importante momento de negociação e conversação com o Governo, respeitaremos a fundo e com sensibilidade o momento para, na muito boa relação que vem construindo com as Autoridades envolvidas, encontrarmos solução adequada e justa após 5 anos de Nível Universitário sem implementação.
Portanto a FEIPOL e seus Sindicatos Afiliados seguem informando passo a passo, e com a maior rapidez possível, as tratativas e negociações efetuadas, a todos os Policiais Civis do Estado de São Paulo.
Amanhã, (05/11/13) para a cobertura da reunião da FEIPOL no Palácio dos Bandeirantes, trabalharemos em regime de “últimas notícias”. Ou seja, tão logo uma notícia a respeito do assunto chegue a nosso conhecimento, e seja oficial, será postada resumidamente para, ao final do dia, termos o texto completo confeccionado.
Fábio Morrone - Presidente do SIPOL PRUDENTE.
Membro da FEIPOL-SE.